Photoshop:Texto de Água 3D com Repoussé no Photoshop CS5
Passo 1
Abra o Photoshop e crie um novo documento. Preencha a background layer com preto e use a Brush Tool (B) ou importe um 'vector file' com um texto manual. Você pode usar o que eu usei, basta fazer o download do arquivo PSD no final do tutorial.
Passo 2
Se você criou um texto usando a brush tool ou importando o vetor e colando como bitmap, crie uma marquee selection na área em que você quer aplicar Repoussé. Com a seleção ativa vá até 3D> Repoussé>Current Selection.
Passo 3
Para criar o efeito da água nós vamos usar o preset Inflate e vamos usar basicamente os mesmos valores que usamos no passo anterior, o Inflate 3D type. Troque Depth para 0 e Scale para 1. Também no Inflate, troque Slides para Front and Face.
Passo 4
Você vai notar que o E será um bloco sólido e o furo estará perdido, selecione então a área onde quer o furo e troque o Type para Hole. Aumente também o Strength do Inflate para 1.
Passo 5
Selecione Front Inflation no 3D Palette e clique no folder próximo do Bump values. Selecione Open Texture para abrir a textura em um novo documento. Nesse novo documento crie uma nova layer e vá até Filter>Render>Clouds. Use preto e branco nas cores. Depois disso vá até Filter>Render>Different Clouds. Se o resultado ficar muito escuro, vá até Image>Adjustment>Levels e aumente o white input. Essa textura será o Bump map, o que vai distorcer nosso texto 3D.Para os outros valores, use branco para Diffuse color, 15% Opacity, 20 em Reflection, Preto em Illumination, 100% Gloss, 100% Shine, branco em Specular e 1.5 em Refraction. Você pode fazer render aqui para ter um preview do efeito 3D.

Passo 6
Para deixar nosso efeito mais realista vamos misturar algumas stock photos. A que usei é do Stock.xchng (http://www.sxc.hu/photo/884261 and http://www.sxc.hu/photo/1131843). Abra as duas imagens no Photoshop. Copie algumas partes dos respingos d'água das fotos e cole na nossa imagem 3D.
Passo 7
Repita o processo, copie e cole mais respingos. Como os pingos das fotos tem fundo preto, apenas troque o Blend Mode para Screen para que o preto fique transparente.
Passo 8
Hora de fazer o render do nosso objeto 3D. No 3D Palette troque Quality para Ray Traced Final. Vai levar alguns minutos para finalizar o processo. Se você quiser trocar a iluminação, faça isso e faça render novamente até ter o resultado que goste.
Passo 9
Duplique o 'rendered 3D object' e vá até Layer>Rasterize>3D. Vou 'rasterize' o 3D object para aplicar alguns ajustes de imagem. Poderia fazer isso com a 3D layer mas alguns não funcionariam do modo que precisamos.Adicione uma nova layer e preencha com preto, depois faça merge da layer preta na 3D rasterized layer. Depois disso vá até Image>Adjustments>Levels. Use 15 no Black, 0.8 no Grey e 160 no White input.

Passo 10
Selecione todas as layers e as duplique. Depois disso vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 15 para Amount. Agora troque o Blend Mode para Color Dodge e a Opacity para 30%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário